18 de abril de 2011

Saiba um pouco sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar -Pronaf




Sobre o Programa
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.

O acesso ao Pronaf inicia-se na discussão da família sobre a necessidade do crédito, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários.

Após a decisão do que financiar, a família deve procurar o sindicato dos trabalhadores  rurais ou a Empaer para obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que será emitida segundo a renda anual e as atividades exploradas, direcionando o agricultor para as linhas específicas de crédito a que tem direito.

Para os beneficiários da reforma agrária e do crédito fundiário, o agricultor deve procurar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou a Unidade Técnica Estadual (UTE).

O agricultor deve estar com o CPF regularizado e livre de dívidas. As condições de acesso ao Crédito Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha são definidas, anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar, divulgado entre os meses de junho e julho.

FINANCIAMENTO PARA APOIO INDIVIDUAL
  - PRONAF  TURISMO  RURAL
  - PRONAF  AGROINDÚSTRIA
  - PRONAF  MULHER
  - PRONAF  JOVEM RURAL
  - PRONAF  AGROECOLOGIA
  - PRONAF  FLORESTAL
    Documentos Necessários
    - Declaração de Aptidão (DAP)
    - Projeto técnico   
    - Outros 



Fonte : Ministério do Desenvolvimento Agrário - Secretaria da Agricultura Familiar

Setor Bancário Norte – Qd. 01 – BL D - Palácio do Desenvolvimento – 06º andar
CEP 70057-900 – Brasília – DF - Telefone: (61) 2020-0910 fax: (61) 2107-0909



COLETIVA
  - PRONAF INFRA-ESTRUTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário