22 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DO TURISMO PARA O BRASIL




Pelas suas características naturais, o território brasileiro apresenta excelentes condições para o turismo: grande diversidade de ecossistemas e de paisagens, uma das maiores costas litorâneas do mundo, praias tropicais disponíveis ao lazer o ano todo.

O turismo interno ou doméstico e o turismo externo ou internacional sofrem muitas oscilações, de acordo com o comportamento geral da economia e com o desequilíbrio cambial. Por exemplo, a desvalorização da moeda nacional em relação ao dólar encarece o custo das viagens internacionais e favorece a busca por destinos nacionais.

Além desse fator, devemos considerar os aspectos geopolíticas internacionais, como a atuação do terrorismo internacional que provocou, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA, uma acentuada queda nas viagens de turismo internacional, afetando companhias aéreas, agências de viagens, hotéis, resorts, parques temáticos e uma infinidade de setores ligados ao turismo. Ficou mais difícil viajar devido às restrições impostas em nome da segurança.

Não se pode ignorar, também, a violência urbana dos últimos anos (ataques dos criminosos do PCC, roubos e mortes de turistas nas praias brasileiras, lixos e poluição ambiental e visual), que são fatores repulsores de turistas, tanto nacionais quanto internacionais.

O Brasil ainda se debate com questões básicas de infra-estrutura, como a falta de sinalização e a péssima conservação das estradas, violência urbana e problemas de limpeza. As grandes metrópoles, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, ainda espantam parte dos turistas estrangeiros, que temem pela sua segurança. Além disso, do ponto de vista do turismo internacional, o país tem poucos profissionais que falam outros idiomas.

Há possibilidades de exploração do turismo de eventos e de negócios, desportivo e de aventura, ou do ecológico ou ecoturismo. Para que este último possa gerar renda ao país ou à região, as áreas e ecossistemas naturais precisam ser protegidos. Infelizmente as medidas políticas voltadas para essa atividade (construção de novos aeroportos no interior, restauração e conservação do patrimônio histórico, construção de novas estradas) ainda são insuficientes.

Mas a indústria do turismo não pode ser analisada apenas sob a ótica da geração de empregos, ou de uma nova possibilidade econômica, em que alguns países não conseguem explorar todo o seu potencial, como é o caso do Brasil. Outras questões devem ser levadas em conta, entre elas os seus efeitos ambientais e sociais.

Do ponto de vista social, no Brasil, existem questões relativas à exploração do trabalho infantil, ao uso do trabalho temporário – muito comum nas regiões onde o turismo depende da estação do ano -, e ao turismo sexual, com exploração da prostituição, inclusive de crianças e adolescentes.

O turismo interno no Brasil, por outro lado, é restrito a uma pequena parcela da população brasileira. O país tem dimensões continentais, diversidades naturais e culturais e elevado potencial turístico, muitas vezes inacessível à maior parte dos brasileiros, tanto no que diz respeito ao turismo tradicional, quanto ao ecoturismo.



Fonte: http://www.geomundo.com.br/geografia-30189.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário