12 de julho de 2011

A Comunidade Morro do São Jerônimo na procura por Alternativas no Turismo Rural na Agricultura Familiar





Aconteceu  o início de um processo para o desenvolvimento do Turismo Rural na Comunidade Morro do São Jerônimo no município de Cuiabá - MT, moradores da região tem indícios de remanescente de Quilombolas, no dia 08 de julho de 2011, eu (Geraldo Lúcio) e a colega Elizethe Castilho, estivemos realizando uma oficina em que a comunidade pôde produzir um documento sobre a nossa articulaççao e moderação em que eles expuseram a situação atual da comunidade e uma visão - (planejamento futuro)  para os próximos anos com foco na Copa do Pantanal, 2014.

O objetivo é ser até lá um destino de Turismo Rural na Agricultura Familiar.

 No meu ver o Morro do São Jerônimo é o principal ícone deste processo que aliado a todo modo de viver - processo produtivo agrícola, agroindústria, artesanato, cultura dará um ótimo projeto, formatar um roteiro de turismo rural nesta comunidade dependerá de algumas parcerias, e a SEDTUR estará buscando junto a entidades de ensino de turism e outras afins, orgão governamentais afins, ongs enfim qualquer parceiro que queira participar deste processo, recursos financeiros existem, para uso comum e individual, basta ter projetos viáveis

O advento do turismo  tendo em vista a preparação de Cuiabá e entorno para a Copa 2014, irá propiciar muitos roteiros e projetos desta natureza.



















FOTOS DE:  GERALDO E ELIZETHE

AGUARDEM MAIS FOTOGRAFIA!!!!


2 comentários:

  1. É realmente essa localidade tem um potencial enorme na questão do turismo rural, a região agrega algumas características que não encontramos em outros locais turísticos aqui no estado, como por exemplo, os remanescentes de quilombolas. Temos sim uma cidade turística com uma grande população de remanescentes de quilombolas que é Vila Bela da Santíssima Trindade cerca de 530km de Cuiabá. Embora seja um pouco distante tem um movimento turísco até considerável, e é linda por sinal.Mas voltando na localidade do morro de São Jerônimo, tem alguma vantagem por está bem próximo da capital, facilitando o acesso de pessoas e aumentando o tempo de permanencia das pessoas que escolherem essa região que alem de linda é produtiva tambem.
    Acredito que em pouco tempo essa localidade possa ser reconhecida e inclusa turísticamente falando nos pacotes turísticos, para que possamos ter o prazer de apresentar aos que ainda não conhece mais esse "pedacinho" lindo de chão Matogrossense.

    ResponderExcluir
  2. O canal dessa comunidade é aproveitar o morro de São Jerônimo para comercializar sua produção composta de produtos da agricultura familiar, enfocando o artesanato e agroindústria de cana e derivados.

    ResponderExcluir