1 de julho de 2011

Conheça um pouco sobre a história de Matupa - Mato Grosso - Brazil

 



Matupá origina-se do tupi "matupa", o termo designa porção de terra, com vegetação, que se desprende das barrancas dos rios da bacia do
Amazonas e desce à deriva da correnteza; o mesmo que terra caída (SB).

Origem histórica

A cidade surgiu da abertura da rodovia Cuiabá-Santarém, e a denominação, Matupá, foi dada pela diretoria do Grupo Ometto, empresa que colonizou a vasta região do atual município.

Matupá significa a massa compacta de capim aquático encontrado à beira dos rios e lagos e em terra flutuante, desgarrada da margem ribeirinha por ação de enchentes e que vai descendo água abaixo. Esta massa cobertura de canarana e mucuré é vegetação tipicamente amazônica.

O nome Matupá foi dado pelos empreendedores, que queriam um padrão urbanístico a ser adotado. Uma cidade que sintonizasse com as condições ambientais, integrando-se ao quadro natural em que a floresta e o rio fossem valorizados, e ao mesmo tempo respondesse às nossas tradições urbanas. Assim sendo, na paisagem regional e em sua maciça cobertura vegetal original, assentavam-se núcleos urbanos de apoio e vias de penetração, a partir de vetores constituídos pelas rodovias. Existe corrente afirmando que a denominação é fusão dos nomes dos Estados de Mato Grosso e Pará - MATO Grosso + Pará = Matopá, (Matupá).

O município foi criado em 4 de julho de 1988, pela Lei nº5317. No município existe a criação de piscicultura no lago. No município à aproximadamente trinta e cinco quilômetros localiza-se a comunidade Flor da Serra. Matupá é o município sede do polo de um dos 15 CEFAPROS (Centro Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica) do Mato Grosso. No município encontra-se o projeto CEJA, atendendo alunos vários municípios vizinhos.


Matupá é um
município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 10º03'27" sul e a uma longitude 54º55'58" oeste, estando a uma altitude de 280 metros, e uma área de 7156,51 km². Sua população estimada em 2009 era de 15.170 habitantes.


Referências
Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

IBGE (10 out. 2002).
Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.

Um comentário: