22 de novembro de 2012

Roteiro Turístico de Nobres - Mato Grosso




Lagoa das Araras 




A lagoa das Araras está localizada a 1 km da Vila Bom Jardim no município de Nobres , com característica de um mini-pantanal, estando em área de transição de Cerrado para Amazônia, a lagoa tem sua paisagem e entorno uma vegetação com palmáceas, predominando os Buritis  que por estarem dentro da água morrem (secam) e acaba sendo um local ideal para os ninhos de araras, maritacas, periquitos e outras aves. 

Estas aves podem ser vistas diariamente, de preferência a partir das 18hs, quando elas retornas para seus ninhos e usam algumas destas palmeiras como dormitório, a festa e barulho que fazem é muito legal de se ver, paralelamente o turista pode apreciar um belíssimo por do sol, filmar e fotografar. 

Para se acessar o local é necessário pagar uma taxa, os veículos chegam à 200 metros do local, onde uma pequena trilha permite a chegada até a lagoa. 


Aquário Encantado 




Um dos principais atrativos de Nobres, com águas cristalinas e presença de cardumes de peixes típicos da região, (dourados, piaus, piraputangas, está a localizado em plana mata fechada, “vegetação de transição de cerrado para amazônia, com uma trilha com passarelas suspensas, durante a caminhas é possível se ver famílias de macacos e outros animais. A flutuação de superfície e os momentos de descanso e relaxamento é o principal atrativo do Aquário Encantado. 

O Aquário, possui entorno de 90 m2, e tem forma de uma piscina, a profundidade pode atingir 06 metros. 

Localização – está á 13 km da Vila Bom Jardim , 60 km da cidade de Nobres e 150 km de Cuiabá. 

Balneário do Rio Estivado 



É um excelente atrativo turístico, possui águas cristalinas onde pode se visualizar cardumes de peixes das espécies (dourado, piaus, piraputangas e outros), no local existe uma piscina de água natural e cristalina praticamente sem correnteza, ideal para crianças 

Localização – Está à 01 km da Vila Bom Jardim, 60 km da cidade de Nobres e 150 km de Cuiabá. 

Cachoeira dos Namorados 




Localizada a 05 km da Vila Bom Jardim, faz parte de uma sequência de 03 cachoeiras em meio a mata, o acesso se dá através de uma caminhada ecológica num percurso de 1.300 metros, sua visitação ocorre nos meses de março a novembro, para se acessar as 03 cachoeiras exige um esforço físico devido o grau de dificuldade com limitações para melhor idade e crianças. 


Cachoeira da Serra Azul 




Trata-se de uma das mais belas cachoeiras da região, está localizada na fazenda São Domingos, no alto da Serra Azul a 20 km da Vila Bom Jardim, com queda d’água de aproximadamente 45 metros, o acesso é necessário uma caminhada de 350 metros e descer uma escada de alvenaria com 185 degraus em meio a mata fechada, a compensação vem através do banho e da contemplação dos peixes e natureza ao redor da canhoeira. 

Canhoeira do Tombador

 
Localizada á 07 km da cidade de Nobres, na fabrica de cimentos da Votorantim, também conhecida como Canhoeira dos Namorados, é muito visitada, pelos turistas regionais, seu acesso é feito com a autorização e ordenamento da Empresa Votorantim. 


Caverna São José 




É um atrativo muito bonito  localizado no Morro do Solteiro, na Fazenda São José, nas bordas do Parque estadual da Lagoa Azul  cheio de encantos e mistérios, é um local habitado por animais típicos de cavernas, com formações de estalactites e estalagmites, com cenário propício para se filmar e fotografar. 

O seu nome foi dado pelo fato de que em seu interior existir uma imagem formada pela rocha com aparência de São José, (Santo da Igreja Católica). 

Localização – Esta próximo da Pousada recanto Ecológico, da Lagoa Azul a 13 km da Vila Bom jardim, 60 km de Nobres e 150 km de Cuiabá. 

Complexo Turístico da Cerquinha 




Trata-se de um conjunto de Rios, Cachoeiras e Cavernas, localizado a 45 km da Vila Bom Jardim, dentre várias cavernas. O principal atrativo é o Duto do Quebó, caverna que tem um formato de túnel, onde passa por dentro um rio, as pessoas atravessam o Duto numa aventura de 230 metros, com banho, e apreciação da cachoeira. 

Gruta da Lagoa Azul 




Um dos principais atrativos e ponto turístico de Nobres, localizado no Parque estadual da Lagoa Azul, já foi cenário para diversos programas de TV e novelas, a lagoa tem uma coloração azulada em seu interior, habitação de várias espécies de animais aquáticos e cavernícolas. 

Várias são as imagens encravadas nas paredes da Gruta – (Imagem de Nossa Senhora, Mapa do Brasil e outras) 

O acesso é feito através de uma caminhada ecológica, numa trilha de 1.500 metros a partir da Fazenda São José, aproximadamente 15 km da Vila Bom jardim no município de Nobres. 


Rio Salobão



Localizado a 13 km da cidade de Nobres, às margens da Rodovia MT – 241, o Rio Salobão, com suas águas cristalinas e mata ciliar extremamente preservada é considerado um dos principais pontos turísticos da região, propício para a prática de Mergulho de Cilindro, com vazante para o Rio Cuiabá 


Rio Salobra 




Fica localizado dentro do Parque estadual da Serra Azul à 150 metros do Aquário Encantado e da Pousada Recanto Ecológico, caverna São José, e Gruta da Lagoa Azul. Com águas cristalinas e cercado por mata nativa, o rio é excelente atrativo para a prática do mergulho de superfície (flutuação), contemplação de peixes,flora e fauna nis arredores em caminhadas ecológicas. 

O Acesso é feito através de uma caminhada ecológica, trilha de 1.000 metros da Lagoa Azul, aproximadamente 13 km da Vila Bom Jardim no município de Nobres 

Rio Triste 



Está localizado à 17 km da Vila Bom Jardim, no município de Nobres, com águas cristalinas, e mata ciliar preservada. O Rio Triste, é um local por excelência para realização do mergulho de superfície (flutuação), em meio a cardumes de peixes típicos da região – (piraputanga, piaus, dourados, etc) 

Outras espécies como arraias e cobras podem ser visualizadas o que torna o passeio ainda mais sugestivo e especial
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário