27 de março de 2011

LIVRO DE TURISMO NO MEIO RURAL DE MATO GROSSO



                                          CAPA DO LIVRO


VOCÊ DESEJA ADIQUIRIR UM LIVRO VEJA OS CONTATOS ABAIXO
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Locais para  compra livraria janina de próximo a Cuiabá - MT
  1. Livraria Janina

    www.janina.com.br
    Rua Antônio João, 270
    Cuiabá
    (0xx)65 3685-8536
    Avenida Brasília, 146 - Jd das Américas
    Cuiabá - Mato Grosso
    (0xx)65 3632-8800
  1.  

  2.  

  3. -------------------------------------------------------------------------------------------

  4. Locais para compra  livraria adeptus próximo a Cuiabá - MT

  5. Avenida Brasília, 146 - Jardim das Américas
    Cuiabá
    (0xx)65 3618-3000
    Rua Gal Neves, 177 - Dq de Caxias
    Cuiabá
    (0xx)65 3618-3012
-------------------------------------------------------------------------------------------------







  • ... aos visitantes o melhor do artesanato mato-grossense na Casa do Artesão. ... Rua 13 de junho, 315 - Porto - 78.020-300 - Cuiabá-MT - (65) 3611-0500.



  • --------------------------------------------------------------------------------------------------
    Geraldo Donizeti Lúcio

    ENDEREÇO 
    EDIFICIO VILLAGIO D' BONIFACIA
    Torre 01 
    Apartamento  número 306.
    Av. Miguel Sutil, 
    Número 6322 
    Bairro Santa Marta,
     Cuiabá - MT
    CEP 78.043-695

    Contatos: Watsap (65) 99632 7064
    Recado - 
    Watsap (65) 99912 6421
    E’mail
    geraldomatogrosso@hotmail.com



    Do  Autor e Editor :    Geraldo Donizeti Lúcio

    Brasileiro, nascido aos 27 de janeiro de 1960, natural de Santa Rosa de Viterbo – SP. Casado com Naja Varley Carvalho Lúcio e pai de Geisa Alessandra de Carvalho Lúcio, (1987), Géssica Adriana de Carvalho Lúcio, (1988), e Tales Ramiro de Carvalho Lúcio, (1991) reside em Cuiabá - MT.

    Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Turismo Rural, graduado em Ciências Econômicas pela UNIC – Universidade de Cuiabá,

    Pastor Evangélico da igreja do Ministério Voz da Verdade – CN.

    Atualmente atua como Coordenador de Turismo Rural na Secretaria de Turismo do Estado de Mato Grosso, cedido por convênio com a EMPAER – MT (Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso).

    O autor deseja que este livro seja um instrumento para o crescimento na área do conhecimento.



    APRESENTAÇÃOEste livro tem como objetivo efetuar uma pesquisa e estudo detalhado no contexto do espaço rural e natural do Estado de Mato Grosso, visando demonstrar como a modalidade de atividades turística vem sendo desenvolvida, bem como apresentar os entraves e as limitações dos atores envolvidos neste setor, sobretudo refletir sobre o papel e a atuação do Estado. O trabalho contém a descrição do Estado de Mato grosso no contexto nacional, as potencialidades os atrativos naturais aliados ao processo de produção agropecuária e a figura da família mato-grossense.


    O Estado de Mato Grosso é apresentado com os seus ecossistemas Pantanal, Cerrado e Amazônia, onde estão localizadas propriedades rurais de mini, pequeno, médio e grande portes, com áreas de preservação e áreas produtivas ocupadas com a agropecuária, rico em biodiversidade, recursos hídricos e com um cenário que faz com este Estado figure entre os mais belos do planeta e propício para se praticar Turismo no Meio Rural.


    Relata o Turismo no Meio Rural no contexto, Sócio – Econômico – Ambiental, tripé da Sustentabilidade.


    Como esta atividade iniciou no Brasil e a proposta para o seu desenvolvimento de forma sustentável no Estado.


    Este documento foi realizado utilizando – se de metodologias tais como: visitas a várias regiões do Estado de Mato Grosso e órgãos públicos para coleta de dados, participação de reuniões técnicas com abordagens dentro do assunto pesquisado, obtenção da caracterização das micro regiões do Estado e suas potencialidades geomorfológicas e de produção, por meio de pesquisa em bibliografias específicas.


    A proposta não é de apresentar um documento acabado devendo este ser dinâmico dentro de uma proposta de se contribuir para o desenvolvimento e melhorias neste segmento da economia que é o Turismo no Meio Rural




    DEDICATÓRIA


    Este livro eu dedico primeiramente a Deus por ter me concedido vida, saúde, ânimo e sobretudo, inteligência, para colocar no papel todas as palavras que me vieram á memória, aos meus saudosos pais In’memória – Ercílio Lúcio e Maria da Silva Lúcio por terem me criado com muito amor e carinho, a minha família, esposa Naja Varley Carvalho Lúcio, aos meus filhos Geisa Alessandra de Carvalho Lúcio, Géssica Adriana de Carvalho Lúcio e Tales Ramiro de Carvalho Lúcio, que sempre me apoiaram, nos momentos mais difíceis, sempre me deram a maior força para não desistir enfim para que eu pudesse concluir este tão almejado documento literário que com certeza ficará para posteridade.


    Dedico ao meu irmão na fé e grande amigo, Osmário Forte Daltro que eu conheci no ano de 1978, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro – SP, onde estudamos junto no Colégio Agrícola (Manoel dos Reis Araújo), e que foi a motivação para que eu viesse para Mato Grosso e aqui me estabelecesse e constituísse a família e os muitos amigos que tenho – obrigado Daltro, agradeço a Deus pela sua vida e nossa amizade.


    Ao “Ex Secretário de Estado de Desenvolvimento de Turismo – Economista Ezequiel José Roberto – In” Memória, saudoso amigo, que me oportunizou estar na SEDTUR - MT.




    AGRADECIMENTOS


    Agradeço primeiramente a Deus autor e consumador da fé, confiança, esperança e perseverança, dono da vida e responsável número um pela minha existência.


    A todos os colegas da EMPAER - MT que fizeram de mim um Estensionista Rural e Agente Técnico Rural com conhecimento da realidade agropecuária do estado de Mato Grosso.


    Aos colegas da REDE TRAF – em todo Brasil que através da REDE virtual e pessoalmente contribuíram para o meu conhecimento em Turismo Rural na Agricultura Familiar.


    Aos meus colegas de trabalho da SEDTUR, que me ensinaram tudo o que sei sobre o mundo do turismo.


    Aos meus contribuidores e orientadores, Economista Anaor Donizete Carneiro da Silva e Economista Oscemário Forte Daltro.


    A todas as lideranças e irmãos do Ministério Voz da Verdade- CN o qual sou pastor, pela força e orações


    A todos os mato-grossenses de cada, órgão e entidade pública, organizações não governamentais, entidades de ensino de áreas afins, propriedades rurais, comunidades e municípios que sempre me receberam com muito carinho, como técnico e como amigo.

     
    REFLEXÕES


    “Sábio é o povo que preserva os seus valores, suas tradições sem fechar – se para as influências externas, sabendo aproveitar a diversidade de outras culturas. O povo de Mato Grosso venera sua terra natal, exalta suas belezas, cultiva seu solo, constrói a modernidade e recebe de braços abertos os que vêm de fora, com prazer e alegria, demonstrando sua hospitalidade e simpatia “


    (Folder do SEBRAE, Rotas de Mato Grosso 2003)


    Onde está o céu azul,


    Já se acinzentou,


    Onde estão as matas,


    O homem já ás derrubou


    Onde estão os rios,


    Que não existem mais,


    E qual o destino,


    Dos pobres animais.


    A natureza revela a face de Deus e os firmamentos anunciam as obras de Suas mãos.


    (Música – Luiz Cláudio Parra – CD Fogo do Céu – Banda Vida e Voz – MVVCN - 2002)


    Os céus manifestam a gloria de Deus e os firmamentos anunciam as obras de Suas mãos.


    (Salmos 19:1)




    APRESENTAÇÃO

    * Osmário Forte Daltro

    Em tempos de globalização, de mudanças de valores, de assimilação de novas culturas, surge no contexto sócio-econômico-social, uma nova tendência. Em razão do seu caráter dinâmico, somado à necessidade de promoção do desenvolvimento, aparecem novos segmentos turísticos, dentre os quais vem despontando, de forma promissora e com incontestável potencial em nosso país, o Turismo Rural.

    Este livro, resultado de vários anos de pesquisa, remete o leitor ao potencial do estado de Mato Grosso ao turismo rural, apresenta seu cenário ambiental fantástico de três ecossistemas, três bacias hidrográficas e vastas áreas naturais preservadas. Informa dados sobre a colonização do estado, o processo de implantação da agropecuária e da industrialização. Nesse contexto histórico –geográfico, o autor aponta a capacidade de Mato Grosso em oferecer, ao país e ao mundo, um cenário perfeito para ser inserido na rota do turismo rural e ecológico.

    O livro de Geraldo Donizeti Lúcio contribui não só como instrumento de estudo, mas também como proposta viável para ser implantada como alternativa de desenvolvimento sustentável. É um trabalho que, além de apresentar os potenciais econômicos, resgata a história da colonização agrária do Brasil, a história de nossos avós, bisavós, de nossa gente. É o acordar cedo com o galo cantando, tomar leite fresco de vaca ou cabra e se deliciar com os quitutes preparados em um fogão à lenha. Com essa doce rotina começa o dia em uma fazenda, mais precisamente um hotel fazenda onde não é preciso se preocupar com nada além de contemplar a natureza e escolher as atividades que mais agradem. Andar a cavalo, pescar ou acompanhar etapas da produção agrícola e pecuária. Há ainda a chance de experimentar sem correria a culinária caprichada e original do campo e até mesmo um furrundu ou doce de leite direto do tacho.

    A importância dessa obra é mostrar que se por um lado o turista ganha em diversidade de entretenimento, os municípios, proprietários rurais e até comerciantes das pequenas cidades recebem influências positivas da exploração mais intensa desse nicho. A atividade agrícola, sempre repleta de riscos, inadimplente e atrelada às políticas oficiais passa a conviver com uma outra atividade mais segura e previsível, em que a profissionalização é a chave para vender e agradar com um tipo de produto que não depende da colaboração do tempo.

    O escritor mostra que o turismo rural é isso e muito mais, um nicho do setor turístico que tem tudo a ver com o Brasil, mas que só agora vem ganhando impulsos significativos, favorecidos pela liberação de linhas de crédito oficiais específicas. No espaço deixado pelos destinos turísticos tradicionais, que em feriados e altas temporadas têm esgotada com muitos dias de antecedência a capacidade de hospedagem, esses empreendimentos emergem com força.

    Ele também aponta que no Brasil e em Mato Grosso, no entanto, há ainda um vasto campo a ser explorado, a julgar pela realidade do turismo rural em países europeus que estão entre as maiores referências de destinos turísticos do planeta. Na Espanha, França e Itália, por exemplo, esse segmento já é considerado um dos dois mais importantes, só perdendo, geralmente para o turismo histórico.

    O livro emerge em um período que turismo rural no Brasil se desenvolve num momento de intensa discussão de exploração sustentável do meio ambiente e já tem presença garantida na pauta de discussões dos conselhos municipais de turismo e meio ambiente constituídos em diversos municípios, notadamente os que experimentam a administração participativa.

    Com certeza, o “Turismo no Meio Rural como Alternativa Econômica para o Estado de Mato Grosso” é uma ferramenta de pesquisa, de estudo e discussão para um movimento que se expande. É uma contribuição que resgata sonhos e expectativas para o crescimento e fortalecimento do interior mato-grossense.

    Osmário Forte Daltro
    Professor Especialista em Estratégias Políticas e História




    Conteúdo do livro
    O Livro Turismo no Meio Rural em Mato Grosso é apresentado em 08 (oito) capítulos sendo:

    I - Evolução Institucional e Econômica do Turismo no Estado de Mato Grosso, onde está descrito todo processo da institucionalização do turismo no Estado de Mato Grosso.

    II - Conceito, neste capítulo é apresentado a definição do que é turismo e toda a sua segmentação.

    III - Descrição do Estado de Mato Grosso como Potencialidade para o Turismo no Meio Rural por Região, neste capítulo é apresentado o perfil do Estado de Mato Grosso como potencial para o desenvolvimento do Turismo no Meio Rural.

    IV - O Cenário do Agronegócio no Estado de Mato Grosso como Fator Favorável ao Desenvolvimento do Turismo no Meio Rural, este capítulo visa apresentar a pujança do agronegócio no Estado como fator favorável ao Turismo no Meio Rural.

    V - Desenvolvimento Econômico e o Turismo no Meio Rural, neste capítulo são analisados os fatores de Desenvolvimento Econômico em detrimento ao Turismo no Meio Rural de forma sustentável.

    VI - Turismo Rural na Agricultura Familiar – TRAF, o TRAF neste capítulo é apresentado como alternativa para a agricultura familiar e é analisado na ótica da Economia Solidária e Inclusiva.

    VII - Propostas para o Desenvolvimento da Atividade Turística no Meio Rural do Estado de Mato Grosso, neste capítulo são apresentadas propostas para o Desenvolvimento sustentável do Turismo no Meio Rural no Estado de Mato Grosso

    VIII - Apresentam as Considerações Finais e Conclusão


    CONTATOS

    Geraldo Donizeti Lúcio

    Rua Salvador, nº 33

    Bairro Cidade Verde

    Cuiabá – MT

    Cep 78 028 580

    Tele fax (65) 8477 2688

    (65) 9912 6421

    E’mail
    geraldomatogrosso@hotmail.com


    geraldotrafmt@bol.com.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário