Apresentação

Geraldo Donizeti Lúcio

O Blog –
www.turismoruralmt.blogspot.com surge no contexto de tempos de globalização, de mudanças de valores, de assimilação de novas linguagens de comunicação, surge no âmbito de uma nova tendência, o mundo digital, também conhecido com web, ou a  era dos computadores.

Em razão do seu caráter dinâmico, somado à necessidade de se desenvolver o marketing e a promoção do desenvolvimento dos segmentos turísticos, dentre os quais vem despontando, de forma promissora e com incontestável potencial em nosso país, o Turismo Rural.

Este Blog surge da necessidade de tornar público os resultado de vários anos de pesquisa, para os visualizadores e leitores todo o potencial do estado de Mato Grosso quanto ao turismo rural, que é apresentado em um cenário ambiental fantástico de três ecossistemasmazônia e Cerrado) três bacias hidrográficas - (Araguaia-Tocantins, Paraguai e Amazônica)  e vastas áreas naturais preservadas. Informar dados sobre a colonização do estado, o processo de implantação da agropecuária e da industrialização. Nesse contexto histórico –geográfico, o blogueiro sempre aponta a capacidade de Mato Grosso em oferecer, ao país e ao mundo, um cenário perfeito para ser inserido na rota do turismo rural e ecológico.

O Blog contribui não só como instrumento de estudo, mas também como proposta viável para ser implantada como alternativa de desenvolvimento sustentável.

É uma ferramenta de trabalho que, além de apresentar os potenciais econômicos, resgata a história dos municípios mato-grossenses, a história de de nossa gente.

Mostra o turismo rural como um sinônimo de se acordar cedo com o galo cantando, tomar leite fresco de vaca ou cabra e se deliciar com os quitutes preparados em um fogão à lenha. Com essa doce rotina começa o dia em uma fazenda, mais precisamente um hotel fazenda onde não é preciso se preocupar com nada além de contemplar a natureza e escolher as atividades que mais agradem. Andar a cavalo, pescar ou acompanhar etapas da produção agrícola e pecuária. Há ainda a chance de experimentar sem correria a culinária caprichada e original do campo e até mesmo um furrundu ou doce de leite direto do tacho – culinária mato-grossense

A importância deste blog é de mostrar que por um lado o turista ganha em diversidade de entretenimento, os municípios, proprietários rurais e até comerciantes das pequenas cidades recebem influências positivas da exploração mais intensa desse nicho.

A atividade agrícola, sempre repleta de riscos, inadimplente e atrelada às políticas oficiais passa a conviver com uma outra atividade mais segura e previsível, em que a profissionalização é a chave para vender e agradar com um tipo de produto que não depende da colaboração do tempo.

Mostrar que o turismo rural é isso e muito mais, um nicho do setor turístico que tem tudo a ver com o Brasil, mas que só agora vem ganhando impulsos significativos, favorecidos pela liberação de linhas de crédito oficiais específicas.

No espaço deixado pelos destinos turísticos tradicionais, que em feriados e altas temporadas têm esgotada com muitos dias de antecedência a capacidade de hospedagem, esses empreendimentos emergem com força.

Ele também aponta que no Brasil e em Mato Grosso, no entanto, há ainda um vasto campo a ser explorado, a julgar pela realidade do turismo rural em países europeus que estão entre as maiores referências de destinos turísticos do planeta.

Na Espanha, França e Itália, por exemplo, o turismo rural já é considerado um dos dois mais importantes, só perdendo, geralmente para o turismo histórico.

O Blog emerge em um período que turismo rural no Brasil se desenvolve num momento de intensa discussão de exploração sustentável do meio ambiente e já tem presença garantida na pauta de discussões dos conselhos municipais de turismo e meio ambiente constituídos em diversos municípios, notadamente os que experimentam a administração participativa.

Com certeza, o Blog –
www.turismoruralmt.blogspot.com surge como Alternativa para o Estado de Mato Grosso e para o Brasil sendo uma ferramenta de pesquisa, de estudo e discussão para um movimento que se expande. É uma contribuição que resgata sonhos e expectativas para o crescimento e fortalecimento do interior mato-grossense e para o país.


Objetivo Geral
Ser uma ferramenta para sociedade de visualização nos contextos da informação de um modo geral da realidade do Turismo no espaço rural e natural do Estado de Mato Grosso, permeando o Brasil e o Mundo, visando demonstrar como as modalidades de atividades turística vem sendo desenvolvida, bem como apresentar os entraves e as limitações dos atores envolvidos neste setor, sobretudo refletir sobre o papel e a atuação da sociedade civil e do Estado .


Objetivos Específicos

Apresentar o Estado de Mato grosso no contexto nacional, as potencialidades os atrativos naturais aliados ao processo de produção agropecuária e a figura da família mato-grossense.


Apresentar o Estado de Mato Grosso com os seus ecossistemas Pantanal, Cerrado e Amazônia, onde estão localizadas propriedades rurais de mini, pequeno, médio e grande portes, com áreas de preservação e áreas produtivas ocupadas com a agropecuária, rico em biodiversidade e recursos hídricos

Demonstrar que Mato Grosso figura entre os mais belos destino de turismo do planeta e propício para se praticar Turismo no Meio Rural.

Retratar o Turismo no Meio Rural no contexto, Sócio – Econômico – Ambiental, tripé da Sustentabilidade.

Mostrar como o turismo rural iniciou no Brasil e a proposta para o seu desenvolvimento de forma sustentável no Estado de Mato Grosso.

A proposta deste blog não é de apresentar um documento engessado e ou acabado devendo este ser dinâmico dentro de uma proposta de se contribuir para o desenvolvimento e melhorias do segmento Turístico de um modo geral principalmente do Turismo no Meio Rural.

Ser um blog com uma gama de informações de modos o que seja um atrativo para estudantes, turistas, políticos enfim tem assuntos para todos os gostos
Interagir com o Brasil e estar divulgando experiências interessantes sempre no foco do turismo em suas  diversas formas de segmentação, principalmente do Turismo Rural